Encontro Nacional de Betão Estrutural. BE2008

BE2008



COMISSÃO ORGANIZADORA
Paulo Lourenço (Presidente)
J. Sena Cruz
Joaquim Barros
Manuel Pipa
R. Miguel Ferreira
Rui Faria

COMISSÃO CIENTÍFICA
João Almeida (Presidente)
A. Adão da Fonseca
A. Serra Neves
Ângela Nunes
António Costa
Antonio Marí (ES)
António Reis
Arlindo Gonçalves
Armando Rito
E. Cansado Carvalho
Eduardo Júlio
Fernando Branco
Guilherme Melo (BR)
Ibrahim Shehata (BR)
J. Almeida Fernandes
J. Câncio Martins
Joaquim Figueiras
José Manuel da Camara
José Mª. de Villar (ES)
Júlio Appleton
Luís Machado
M. Esteves Ferreira
Manuel Vasques
Paulo Cruz
Paulo Silveira
Raimundo Delgado
Said Jalali
Sérgio Lopes
Túlio Bittencourt (BR)
Valter Lúcio


O próximo Encontro Nacional de Betão Estrutural, o BE2008, que se realizará em Guimarães nos dias 5, 6 e 7 de Novembro de 2008, será uma organização conjunta do Grupo Português de Betão Estrutural e da Universidade do Minho.

Estes encontros, realizados periodicamente há cerca de vinte anos, constituem iniciativas de referência no domínio do Betão Estrutural, tendo vindo a afirmar-se progressivamente como importantes fóruns de reunião da comunidade técnica e científica. Servindo o objectivo mais geral de promoção e divulgação dos desenvolvimentos verificados na área do Betão Estrutural, o BE2008 possibilitará a discussão de áreas emergentes, de que são exemplo:

- os novos materiais, nomeadamente os betões do século XXI;
- as novas estratégias, condicionantes e procedimentos de projecto;
- a relevância crescente das tecnologias e processos construtivos.

Salienta-se, igualmente, a atenção que no âmbito do BE2008 será dada à apresentação de obras recentemente realizadas ou previstas: os túneis, as pontes e viadutos, as novas barragens e hospitais, as obras de preservação ambiental e de reabilitação, e, mais em particular, a Alta Velocidade e o Novo Aeroporto de Lisboa. Todas elas suscitam grandes e complexos desafios à comunidade técnica em geral, às empresas e aos seus promotores, constituindo o BE2008 uma excelente oportunidade para os apresentar e debater.

O Programa Técnico do BE2008 incluirá intervenções de reputados conferencistas convidados, bem como a apresentação de comunicações previamente submetidas pelos participantes. Além disso, compreenderá igualmente a realização de uma Exposição Técnica e a organização de visitas a obras em execução, proporcionando uma perspectiva muito ampla e actualizada das potencialidades e desenvolvimentos recentes na área do Betão Estrutural.


TEMAS
As principais áreas temáticas do encontro incluem:

  • Novos Materiais
  • Análise e Dimensionamento Estrutural
  • Reabilitação e Reforço
  • Inspecção, Diagnóstico e Monitorização de Estruturas
  • Tecnologia e Processos Construtivos
  • Realizações


Adicionalmente, referem-se, como temas mais específicos:

  • Projecto para o ciclo de vida - durabilidade e consideração dos custos de manutenção
  • Redução do tempo de construção – concepção estrutural, tecnologias de materiais e processos de produção
  • Betão arquitectónico – forma e textura, betões coloridos, exigências de procedimentos e qualidade de execução



PARTICIPAÇÃO
O BE2008 é dirigido a engenheiros, arquitectos e outros técnicos interessados na área da Construção em betão, na qualidade de donos de obra, projectistas e consultores, empreiteiros e fornecedores de materiais, responsáveis pela gestão e fiscalização de obras, ou como intervenientes em actividades de ensino e de investigação nesta área.

Os autores interessados em apresentar uma comunicação deverão preencher o formulário de inscrição e submeter um Resumo com extensão máxima de 300 palavras, até 19 de Março de 2008. Até ao dia 5 de Maio de 2008 os autores serão informados sobre a aceitação do Resumo. As comunicações, a preparar de acordo com instruções que serão oportunamente disponibilizadas, deverão ser submetidas através da página web do congresso (http://www.civil.uminho.pt/be2008) até 16 de Julho de 2008. A Comissão Científica procederá então à avaliação das comunicações, decidindo sobre a respectiva aceitabilidade.

As comunicações serão escritas e apresentadas em português, admitindo-se apenas a título excepcional comunicações em castelhano ou inglês. As conferências proferidas por especialistas estrangeiros convidados serão escritas e apresentadas em inglês ou castelhano.


PROGRAMA TÉCNICO
O Encontro será organizado com Sessões Plenárias de comunicações convidadas e Sessões de comunicações livres seleccionadas, estruturadas de acordo com os temas do BE2008. As restantes comunicações serão apresentadas em Sessões de Posters, estando prevista a atribuição de um prémio ao Melhor Poster.

Estão previstas ainda Visitas Técnicas a obras de excepção, e realizar-se-á um Concurso destinado a jovens engenheiros e alunos finalistas.

Será ainda realizada uma Exposição Técnica que permitirá o contacto dos participantes com os expositores interessados na divulgação de tecnologias, equipamentos e materiais com relevância para a Indústria da Construção.

PROGRAMA SOCIAL
O Programa Social incluirá uma recepção e o Banquete do Encontro.


INSCRIÇÃO
Os interessados em participar no Congresso devem preencher a Ficha de Inscrição anexa e enviá-la à Comissão Organizadora.

Até 17 de Outubro de 2008
Em geral (*) - 425 Euros
Sócios do GPBE(*) - 375 Euros
Membros da OE (*) - 400 Euros
Estudantes (**) - 200 Euros
Acompanhantes (***) - 200 Euros

Após 17 de Outubro de 2008
Em geral (*) - 475 Euros
Sócios do GPBE(*) - 425 Euros
Membros da OE (*) - 50 Euros
Estudantes (**) - 225 Euros
Acompanhantes (***) - 225 Euros

(*) A inscrição confere o direito a um exemplar do Livro de Resumos, CD-ROM, participação nas Sessões Técnicas, almoços, cafés, Programa Social e Visitas Técnicas.
(**) A inscrição confere o direito a um exemplar do Livro de Resumos, CD-ROM, participação nas Sessões Técnicas e cafés.
(***) A inscrição confere o direito a almoços, cafés e Programa Social.


ALOJAMENTO
Oportunamente dar-se-á a conhecer aos participantes as condições especiais de alojamento.


LOCAL E DATA
O Encontro Nacional Betão Estrutural 2008 decorrerá no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, nos dias 5, 6 e 7 Novembro de 2008.


INFORMAÇÃO
Para a obtenção de informações complementares deverá dirigir-se a:

BE2008
Universidade do Minho
Departamento de Engenharia Civil
Azurém
P-4800-058 Guimarães
PORTUGAL

Tel.: +351 253 510218
Fax: +351 253 510217
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.civil.uminho.pt/be2008