Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL (BE2012)

BE2010

 

Na presente conjuntura económica, em que a indústria da Construção e a Engenharia Civil portuguesas enfrentam inegáveis dificuldades, o BE2012 constituir‑se‑á num amplo fórum de discussão técnica e de contactos, com vista a transformar os atuais desafios em novas oportunidades. A crescente internacionalização do sector, quer ao nível das empresas quer dos técnicos de Engenharia Civil, merecerá uma atenção especial no Encontro, sendo‑lhe dedicada uma área temática. A FEUP e o GPBE empenhar‑se‑ão no sentido de o BE2012 assegurar o aprofundamento dos mais recentes conhecimentos e experiências ligados à conceção e projeto, aos novos materiais, à construção de obras de betão e à reabilitação. A alteração da normalização de execução de estruturas de betão, a implementação dos Eurocódigos e as novas tendências contidas no fib Model Code 2010 são igualmente temas de grande atualidade, a abordar no Encontro. De particular interesse para as empresas e para a comunidade técnica é ainda a temática das barragens de betão, também introduzida no BE2012 dado o atual envolvimento do país na conceção/construção e reabilitação deste tipo de obras.

Os organizadores estão empenhados em que o BE2012 proporcione um programa técnico de âmbito alargado, do mais elevado interesse para os participantes. Conferencistas estrangeiros e nacionais serão convidados a abrir a discussão sobre os temas principais. Um conjunto de Sessões Temáticas proporcionará um alargado fórum de debate, em que empresas, técnicos e investigadores poderão apresentar os trabalhos em que têm estado envolvidos, dando‑os a conhecer e submetendo‑os à apreciação dos participantes. A seleção dos trabalhos, a cargo da Comissão Científica do BE2012, será efetuada com base no mérito científico e técnico, e no interesse que apresentem para o desenvolvimento da indústria da Construção.

Será organizada uma Exposição Técnica, em que os participantes poderão contactar com novas tecnologias na construção, e os expositores terão oportunidade de publicitar equipamentos e materiais junto de um elevado número de técnicos interessados.

O Prémio Jovens Mestres constituirá uma realização complementar inovadora, de significativo interesse técnico para o BE2012. Esta iniciativa destina‑se a apreciar e premiar as melhores dissertações de mestrado dedicadas ao betão estrutural, da autoria de jovens finalistas de cursos de Engenharia Civil.

Para informações adicionais aceda a www.fe.up.pt/be2012