Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas

 

As JPEE 2014 (jpee2014.lnec.pt) são dirigidas a todos os interessados nos domínios da engenharia de estruturas, do betão estrutural, da sismologia e da engenharia sísmica. Estas Jornadas destinam-se principalmente a projetistas, consultores, empreiteiros ou produtores de materiais e componentes para estruturas, seja como responsáveis pela gestão e fiscalização de obras, seja ainda como intervenientes em atividades de ensino ou investigação.

As Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas (JPEE) têm sido organizadas desde 1982 pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em parceria com três associações nacionais interessadas na engenharia de estruturas: a Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), o Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES).

As Jornadas, com a periodicidade de 8 anos, têm contribuído muito significativamente para o intercâmbio de experiências e informação no domínio da engenharia de estruturas. Nos 32 anos decorridos após a realização das primeiras Jornadas, a atividade das associações que nelas participaram permitiu a realização de reuniões científicas e técnicas autónomas, como é o caso dos Encontros Nacionais de Betão Estrutural que o GPBE organiza bienalmente desde 1986, e os Congressos Nacionais de Sismologia e Engenharia Sísmica promovidos pela SPES, com uma periodicidade média de 3 anos desde 1989.

No âmbito destas Jornadas, realizam-se os seguintes 3 concursos:

(i) Prémio Jovens Mestres (http://jpee2014.lnec.pt/concurs_1.html)

(ii) Prémio Ricardo Teixeira Duarte (http://jpee2014.lnec.pt/concurs_2.html)

(iii) Prémio Carlos Sousa Oliveira (http://jpee2014.lnec.pt/concurs_3.html)