ESTATUTOS

CAPÍTULO I

CONSTITUIÇÃO E FINALIDADE

 

Artigo 1°

A Associação adopta a denominação de GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural e tem a sua sede em Lisboa, na Avenida do Brasil, número cento e um.

O GPBE dá continuidade à actividade anteriormente desenvolvida pelo GPPE, Grupo Português de Pré – esforçado, e pela Delegação Portuguesa do Comité Euro - International du Béton.

Artigo 2°

O GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural é uma associação de carácter cultural e científico de pessoas individuais e colectivas, com os seguintes objectivos:

a) Promover a cooperação científica e técnica nos domínios do betão armado e do betão pré-esforçado e suas aplicações.

b) Assegurar a representação Portuguesa na Fédération Internationale du Béton (fib). Esta associação (fib) resulta da fusão da FIP – Fédération Internationale de La Précontrainte e do CEB - Comité Euro-International du Béton, representadas em Portugal respectivamente pelo GPPE - Grupo Português de Pré-esforçado e pela Delegação Portuguesa do CEB, esta coordenada e apoiada pelo LNEC.

Artigo 3°

Para atingir os seus objectivos o GPBE deverá:

a) Promover a divulgação de informação e intercâmbio científico e técnico entre os seus membros;

b) Organizar reuniões, colóquios, encontros, conferências e visitas técnicas, ou tomar outras iniciativas de índole análoga.

Artigo 4°

O Grupo poderá criar delegações ou nomear representantes em qualquer parte do País e, bem assim, estabelecer relações com Grupos e Associações congéneres estrangeiros, bem como colaborar com organismos nacionais, de natureza oficial ou particular.

CAPÍTULO II

SÓCIOS

 

Artigo 5°

Podem ser sócios do GPBE indivíduos ou entidades colectivas, interessados nos problemas do betão estrutural, cuja admissão seja aceite pela Direcção do Grupo, mediante proposta de um sócio efectivo no exercício dos seus direitos.

§ ÚNICO - Todos os sócios do GPPE mantêm a sua categoria de sócio do GPBE.

Artigo 6°

Haverá duas categorias de sócios: efectivos e honorários.

§ 1º São sócios efectivos os indivíduos ou entidades colectivas aceites como membros do GPBE.

§ 2° Poderão ser nomeados sócios hono-rários as pessoas merecedoras de distinção especial pelos serviços prestados à técnica do betão estrutural ou que contribuam de forma relevante para os fins do Grupo.